Desenvolvimento e aplicação de metodologia para análise de dados – B3

Introdução

No primeiro semestre de 2016, a Consultoria Júnior de Economia deu início ao projeto Poupança das Famílias Brasileiras, com a BM&FBovespa (atualmente, B3). O projeto basicamente consiste em analisar os dados de investimentos financeiros de pessoa física no Brasil, e suas mutações ao longo dos anos.
O primeiro passo do projeto era, naturalmente, a coleta de dados através de bases previamente definidas pelo cliente. Os relatórios mais relevantes para coleta de dados eram as do Banco Central do Brasil, da Anbima e da própria Bovespa.
A partir disso, surgiu o primeiro desafio: os consultores da CJE deveriam segmentar os dados por classes de clientes, o que não estava feito na maioria dos relatórios. Portanto, era necessário não apenas criar uma nova metodologia de análise dos dados, mas também traduzir tal metodologia em uma planilha para que os dados pudessem ser analisados.

Desenvolvimento

O desenvolvimento da metodologia levou alguns meses. Os consultores deveriam identificar as divergências entre os dados, entendê-las e criar soluções para que fosse possível chegar a um valor final que fizesse sentido. Esse processo envolveu ligar nas empresas que geravam os relatórios para entender a metodologia aplicada por eles, bem como contato não só com a líder do projeto na Bovespa, mas também com outros colegas de trabalho.
Com a metodologia desenvolvida. Era necessário o desenvolvimento de uma planilha que compilasse os dados dos ativos financeiros analisados, e que fosse fácil de atualizar, já que era um projeto de longo prazo que seria assumido por outros consultores no ano seguinte.
Por fim, os consultores desenvolveram a planilha de forma a criar uma fórmula no Excel que traduzisse exatamente o que a metodologia afirmasse.

Conclusão

Todo esse processo deu credibilidade e solidez à apresentação dos dados feita aos líderes de cargos mais altos da Bovespa no final de 2016. A CJE em conjunto com a equipe da BM&FBovespa produziu um relatório com um conteúdo nunca antes produzido pela empresa, solucionando o problema da análise de dados com divergências.