A Fundação Getúlio Vargas possui tradição na formação de líderes no país. Muitos de seus ex-alunos estão presentes em jornais e revistas influentes no Brasil. Como a CJE é formada por alunos aprovados por um rigoroso processo seletivo, não esperamos menos de nossos membros no futuro. É com isso em mente que criamos o Mundo Econômico: um projeto feito em parceria com o professor Samy Dana que estimula nossos consultores a formular opiniões sobre assuntos econômicos para o público em geral. O projeto consiste na elaboração de textos por um ou mais consultores da CJE em parceria com o Professor Samy Dana. Tais textos versam sobre diversos temas relevantes para a ciência econômica, desde uma análise da conjuntura macroeconômica brasileira à exposição e explicação de uma tese laureada por um prêmio Nobel. Os textos, dessa forma, são publicados no Blog do Samy Dana, no Portal G1 de notícias. Lá, o público em geral tem acesso ao material, criando um meio de disseminação de conteúdos relevantes para a economia de forma extremamente didática.
Assim, tem-se um projeto que é benéfico para os leitores e para os nossos consultores. Nesse projeto os nossos membros tem a oportunidade de se desenvolver, tanto pelo aperfeiçoamento dos temas tratados pelo texto, quanto pela habilidade de transmissão de tais conhecimentos para um público fora do ambiente acadêmico.


“A Consultoria Júnior de Economia (CJE) desenvolve hard e soft skills de seus consultores. Além do rigor técnico, os alunos aprendem a comunicar ideias sofisticadas com clareza para todos os tipos de público. Essa é uma habilidade escassa e fundamental para o sucesso profissional, independentemente da área de atuação.”

SAMY DANA
Mentor do Projeto



Ter a oportunidade de escrever para o Blog G1 do Samy Dana foi sem dúvida uma das melhores experiências que tive dentro da CJE. Neste projeto, ainda como consultora júnior, pude aprender sobre o ganhador do prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman, sobre sua contribuição e teoria econômica, e também como esta se aplica no atual cenário econômico brasileiro. Pude aprender mais ainda com os consultores sêniores da CJE e receber feedbacks deles e do Samy. Acredito ser uma oportunidade incrível que a CJE promove a seus membros.

KARINA MARTINEZ
Consultora