Trimestralmente, os consultores da CJE escrevem artigos para consultoria, cujos temas podem ser sugeridos pela Empiricus ou pelos consultores da CJE, buscando explicar metodologias, conceitos e conteúdos financeiros e macroeconômicos, consoante à proposta da empresa, confeccionando artigos de fácil compreensão para todo tipo de investidor.

A Empiricus é uma consultoria de investimento completamente independente de bancos e corretoras, que tem o propósito de democratizar a informação financeira para pessoa física de forma que o cidadão comum, até mesmo aquele com poucos recursos, tenha a possibilidade de ganhar dinheiro com a bolsa, renda fixa ou fundos, aprendendo como gerir seus recursos de forma a otimizá-los. Defende-se que saber investir e ter o dinheiro multiplicado não deve se configurar como um privilégio, e, por isso, a empresa vende a análise de investimentos e os relatórios que confecciona, tendo a credibilidade em suas recomendações como a garantia única da assiduidade de seus clientes, daí o compromisso com a qualidade desses.

A demanda da Empiricus pelo trabalho dos consultores da CJE surge então da confecção de artigos para o público comum, sem “economês”, contendo explicação de termos e práticas econômicas exemplificadas de forma didática. Normalmente, em um momento inicial, elege-se um tema de grande importância para o funcionamento da economia, como IPOs, que foi o tema da publicação de abril de 2017, explicando-se inicialmente o que é esse determinado tema, como se aplica na economia, seu papel fundamental e na prática. No caso os IPOs, se explicou além da teoria, o motivo para se realizar esse processo, além de como realizá-lo, tudo por meio de exemplificações, altamente didático, para só depois se ingressar no foco do tema: o mercado de IPOs no Brasil.

Segue-se dessa forma a proposta da Empiricus, mais que uma indicadora de investimentos, essa também quer ensinar conceitos de economia de forma simplificada, mas que não deixa de ser completa e aprofundada. Por se tratarem de estudos, nossos consultores devem explicar os processos quantitativos da chegada de conclusões, caso esses existam. Também, os consultores devem cruzar variáveis variadas e analisar os resultados em cada uma delas em busca de uma conclusão final bem estruturada.

Mantendo em mente a proposta da Empiricus, em média de 2 a 3 consultores se voluntariam para realizar a escrita desse artigo, que contém aproximadamente 10 páginas na maior parte dos casos.


O projeto com a Empiricus é muito interessante, pois com ele aprendemos muitos conceitos importantes para o mercado financeiro fazendo os papers que o cliente pede. Além disso, podemos aplicar nossos conhecimentos adquiridos em cursos fornecidos pela CJE, por exemplo, o treinamento que recebemos da Bloomberg, são extremamente importantes para a fase de recolhimento de dados. Portanto, o projeto com a Empiricus proporciona grande aprendizado e desafios para o membro, sendo assim bastante enriquecedor.”

ARTUR MONTENEGRO
Consultor na Empiricus Research



Acredito que o Consulting desenvolve diversas habilidades. Como todos os projetos são diferentes entre si, permitem aplicar conceitos das mais diversas áreas. Além disso, a troca de conhecimento entre os membros da equipe também agrega bastante.”

GABRIELA ABOUD
Coordenadora do Consulting

Quer um serviço In Company?

ENTRE EM CONTATO