A Pragma Patrimônio é um Independent Advisory Office que tem como seu principal serviço o auxílio a empresários e fundações na preservação e valorização de seu patrimônio. Nesse projeto, os consultores da CJE se reúnem semanalmente com a equipe residente para discutir o cenário macroeconômico e financeiro local e global, além de produzirem boletins e relatórios com o objetivo de prover suporte ao processo de tomada de decisão da empresa. ​

São três as atividades principais: envios de relatórios, reunião semanal e boletins diários e mensais. No que diz respeito ao envio de relatórios, há duas frentes: os relatórios que a Pragma envia à CJE e os que a CJE envia para a gestora. No caso dos primeiros, os quais também podem ser chamados de Forecast Rounds ou boletins semanais, são relatórios pagos que a gestora envia à empresa, principalmente da Gavekal Research, com estudos de conjuntura política e econômica muito bem estruturados, sendo esses normalmente de cenário global, exceto quando há algo muito notório acontecendo no Brasil, nesse caso podem ser de cenário local. Esses relatórios, posteriormente, são enviados para a Pragma para que essa encaminhe a seus clientes e associados.

Quanto aos relatórios que a CJE envia à Pragma, também chamados de Artigos de Conjuntura, envolvem temas nacionais, internacionais e de bancos centrais, e estes devem ser compilados e enviados anteriormente para a Pragma, e após este procedimento, devem ser lidos e resumidos pelos consultores.

Já as reuniões semanais contam com a presença da economista chefe da Pragma, do diretor de crédito e de alguns analistas, e nelas são inicialmente apresentados os Forecast Rounds e depois são debatidos os Artigos de Conjuntura compilados e enviados anteriormente.


Na Pragma pude desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos que nunca teria adquirido dentro da sala de aula. O projeto proporciona um contato direto com o mundo do trabalho e com profissionais do mercado financeiro, o que penso ser uma oportunidade única, singular.”

PEDRO MENDONÇA
Consultor no projeto Pragma



Acredito que o Consulting desenvolve diversas habilidades. Como todos os projetos são diferentes entre si, permitem aplicar conceitos das mais diversas áreas. Além disso, a troca de conhecimento entre os membros da equipe também agrega bastante.”

GABRIELA ABOUD
Coordenadora do Consulting

Assista nosso vídeo do projeto

 
 

Quer um serviço In Company?

ENTRE EM CONTATO