A CJE procura promover, através de palestras, debates e diversos eventos, o conhecimento e familiarização do mercado financeiro por parte dos alunos da FGV. Nossa empresa procura promover maior interação entre os alunos e bancos, fundos e companhias do mercado financeiro.

IPO e M&A – Cases com Goldman Sachs (23/08)

O Goldman Sachs é um dos líderes no mercado de banco de investimentos e por isso, a Consultoria Júnior de Economia o convidou para contar sobre algumas de suas transações. Entre elas estava a reestruturação de capital da Gerdau, siderúrgica brasileira, feita através da venda de algumas de suas processadoras para a Commercial Metals, siderúrgica americana. Além disso, foi apresentado o IPO da PagSeguro, um dos maiores já acontecidos na América Latina. Assim, grande conhecimento desse mercado foi passado pelo Goldman Sachs aos presentes no evento.

Workshop Análise de Crédito – Banco Safra (21/08)

A CJE FGV levou o Banco Safra até a Fundação Getulio Vargas para uma aula sobre crédito, na qual o hedge da área levou um case para os alunos resolverem: emprestar dinheiro para a empresa A ou para a empresa B? Depois uma explicação completa da área e de quais eram os fatores importantes de se considerar para conceder um empréstimo, o Banco disponibilizou 2 demonstrações financeiras de empresas diferentes a fim de que os alunos alocassem uma dada quantia de dinheiro. Após as alocações e as apresentações dos grupos, outras demonstrações foram mostradas aos alunos, os quais se surpreenderam com os resultados. Assim, a aula englobou as dificuldades de se conceder crédito e as de acreditar na capacidade de cumprimento desses compromissos por parte das empresas do mercado.

Semana do Private Equity

A Consultoria Júnior de Economia FGV realizou a semana do private equity com apoio da Warburg Pincus e da Advent International

Crack the case – Warburg Pincus (13/08)

A CJE FGV trouxe a Warburg Pincus, um dos maiores escritórios de private equity do mundo, para explicar mais sobre a área tratando de um case de sucesso da companhia. Esse case foi formulado para ser algo totalmente interativo, então a plateia ajudou os representantes da Warburg a montar toda a estratégia feita em cima daquela companhia, passando por todos os passos de um private equity como a tese de investimento, a entrada na companhia, a forma de gerenciamento e a saída do investimento.

Storytelling Advent International (15/08)

A Advent International, em parceria com a CJE FGV, palestrou sobre o private equity e o como essa empresa se posiciona, ou seja, qual é o seu modelo de negócio. No evento, a advent conta da estratégia de seu business, a qual é voltada para o crescimento da empresa, pois em um fundo de private equity o objetivo é agregar valor às empresas investidas de alguma forma, seja por crescimento, alavancagem ou múltiplo. Então, a empresa mostrou uma série de cases de sucesso baseados nessa estratégia.

Working Day BTG Pactual (09/08)

Os alunos da Fundação Getulio Vargas se dirigiram até o Itaim Bibi com a CJE FGV para conhecer o escritório do BTG Pactual de perto. Nessa visita, os representantes da área de Equity Research deixaram seus postos por alguns minutos para explicar aos alunos tudo sobre esse segmento, desde a divisão dos setores e o que cada um compõe até seus dia-a-dias e o relacionamento da equipe como um todo. Além disso, a visita contemplou um tour pelo escritório, no qual os presentes puderam ver todas as áreas de operações do BTG, inclusive uma Chinese Wall.

O Futuro da Economia: planos e projetos de Brasil (25/05)

A eleição de um candidato traz consigo o entendimento de uma concepção de desenvolvimento econômico e um caminho por ele ou ela trilhado para se chegar nesse objetivo. Diante disso, a CJE, em parceria com DAGV e EPEP, convidaram os grandes nomes da equipe econômica dos candidatos à Presidência da República para um debate. Dentre os convidados, estavam: Diogo Costa, Márcio Pochmann, Nelson Marconi e Pérsio Arida.

Mulheres no Mercado Financeiro (18/05)

A CJE FGV em parceria com o FGV Finance Club, em busca de estimular, apoiar e mostrar a importância da participação das mulheres no mercado de trabalho, reuniram um time forte de mulheres que trabalham em grandes instituições financeiras e que gostariam de compartilhar sua trajetória e experiências. Contamos com a presença de Cristina Vilela – IGC Partners, Cynthia Schmieder – Morgan Stanley, Renata Vilanova – JP Morgan e Silvia Valente – Goldman Sachs.

Desafio Top Gestor (15/05)

O Banco Safra, em parceria com a Consultoria Junior de Economia FGV, abriu as inscrições para a segunda edição do Desafio Top Gestor para todos aqueles que querem conhecer mais sobre o dia a dia da carreira em gestão de ativos.

Pátria Academy Pocket: Aula de Private Equity (14/05)

O evento foi uma aula sobre todas as etapas do Private Equity (captação, investimentos, gestão e desinvestimento) com o Pátria dada pelos profissionais da gestora e contou com a resolução e apresentação de um case ao final do evento que proporcionou a todos um entendimento prático do mercado de Private Equity. 

Carreiras no Mercado Financeiro (20/04)

A Consultoria Júnior de Economia trouxe para a FGV uma apresentação sobre 4 áreas do mercado financeiro. Cada instituição financeira fez uma apresentação sobre a área que está representando e em seguida foi aberto um espaço para perguntas. Foi uma grande oportunidade para entender melhor sobre o mercado financeiro com a CJE e alguns de seus parceiros. As instituições participantes foram: Safra – Wealth Management, BTG Pactual – Back Office e Bank Of America Merrill Lynch – ECM e DCM

Papo CEO: Roberto Sallouti – BTG Pactual (04/04)

O Diretório Acadêmico Getulio Vargas e a Consultoria Júnior de Economia organizaram mais uma edição do Papo CEO, dessa vez com Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual e membro do Conselho de Administração do BTG Pactual. Ingressou no Banco em 1994 e tornou-se sócio em 1998, quando tornou-se um dos responsáveis pela área de renda fixa. Em 2008, tornou-se COO, e em 2015, passou a ser CEO do Banco. É membro dos conselhos de administração da Febraban, do Mercado Livre e do Banco Pan. Possui bacharel em Economia pela Wharton School da University of Pennsylvania.

Cypress: o mercado de M&A (13/03)

Em parceria com a Cypress, a Consultoria Júnior de Economia FGV, realizará uma palestra aos alunos, a qual terá como tema o mercado de M&A e a carreira de Carlos Parizotto, sócio-fundador da Cypress e líder da prática de M&A.  A Cypress é uma das principais empresas independentes de assessoria financeira e especializada em operações de Fusões & Aquisições, captações no Mercado de Capitais Operações Estruturadas e Reestruturação para grandes e médias empresas

1º Blockchain – FGV (22/02)

A Consultoria Júnior de Economia, em parceria com o Diretório Acadêmico Getulio Vargas, abordou o tema BLockchain. Neste evento, contamos com a presença de Eduardo Henrique Diniz, Paulo Perez e Felipe Sant Ana Pereira como palestrantes. Eles comentaram sua história e como o Brasil se encaixa nessa tendência global, para que assim todos consigam entender melhor os modelos econômicos com Blockchain, quais as moedas que merecem uma atenção maior em 2018 e que devem influenciar a governança política.

Papo CEO: Banco Neon (23/11)

A Consultoria Júnior de Economia em conjunto com o Diretório Acadêmico Getulio Vargas e a Liga de Empreendedorismo organizaram o Papo CEO com o Fundador e CEO do Neon, Pedro Conrade, que fundou o primeiro banco 100% digital do país quando tinha só 24 anos. O Papo CEO teve como objetivo trazer CEOs inspiradores para um bate-papo bem informal com o pessoal da FGV, contando sobre suas trajetórias pessoais e profissionais e falando sobre as experiências que os fizeram chegar onde hoje estão.

Papo X: CJE & XP Investimentos (08/11)

A CJE FGV e a XP Investimentos convidaram todos os alunos da Fundação Getúlio Vargas para participarem do Papo X. Alunos da FGV contaram com a presença de Gabriel Leal, Head Comercial e de Relacionamento. Ele abordou aspectos técnicos do seu cotidiano na corretora. Além disso, ele também falou sobre quais as lógicas de investimentos, quais os perfis de investidores e como funciona a carreira na XP.

Roda de conversa: A luta contra o câncer (31/10)

A Consultoria Júnior de Economia, em parceria com o DAGV (Diretório Acadêmico Getúlio Vargas), CEJUR (Centro de Estudos Jurídico Júnior) e com a Liga de Gestão em Saúde, tiveram a iniciativa no mês de Outubro Rosa de idealizar o evento “Roda de Conversa: A Luta contra o Câncer”. Neste, contaram com a presença mulheres de diferentes áreas do mercado de trabalho para contar suas experiências em relação ao tratamento do câncer e o impacto disso em suas vidas profissionais e pessoais. Estas foram: Cláudia Pagnano e Patrícia Bueno Moreira.

Warburg Pincus – Private Equity (05/10)

Em parceria com a Warburg Pincus, a Consultoria Júnior de Economia FGV, realizou uma palestra aos alunos, a qual teve como tema Private Equity e a oportunidade de ingressar na companhia.
Neste evento, os alunos da FGV tiveram a  oportunidade de conhecer mais sobre o mercado de Private Equity e também sobre o processo seletivo e carreira na Warburg Pincus, fundada há mais de 50 anos e já tendo investido mais de US$ 58 bilhões em mais de 760 empresas em mais de 40 países ao redor do mundo.

Palestra IGC Partners (05/09)

A CJE promoveu no dia 5 de setembro, uma palestra sobre o mercado de M&A e também sobre o processo seletivo e carreira na IGC Partners, tudo isto em uma conversa com seu fundador, Daniel Milanez.

Mulheres no Mercado Financeiro – Liderança feminina (24/04)

Promovido todo o semestre pela CJE, esta palestra promove uma discussão do tema e um compartilhamento de ideias e experiências. No encontro deste semestre, contamos com a presença da Flávia Silveira, Alexandra Godoi e Luciana Zaroni. Promovemos este encontro, pois acreditamos que a FGV precisa de mais eventos como este, que mostrem e explorem a importância da liderança feminina.